UBATUBA DANCE  FESTIVAL  2018

Regulamento técnico

Capitulo I – Da comissão organizadora

01 – Reuni obras coreográficas de diversas modalidades e gêneros, abrir espaço para que estas  obras recebam avaliações e  possam ser  premiados  pelo seu valor  artístico; dar oportunidade e espaço para  todas as propostas coreografias, são as propostas  e objetivos  principais do  UBATUDA DANCE FESTIVAL.

02- O Festival será realizado de 14 a 16 de setembro  de 2018,  nas dependências do Teatro Municipal de Ubatuba.

Capitulo II – Do Festival

01 – O Festival receberá inscrições somente para as categorias e modalidades previstas neste regulamento.

02 – Dentro dos conjuntos, os grupos serão assim divididos em suas respectivascategorias que obedecerão as suas idades e os tempos assim  estabelecidos:

INFANTILI:   até 07 anos e 11 meses :       04 minutos  sem tolerância

INFANTIL II:até 09 anos e 11 meses :        04 minutos  sem  tolerância

JUNIOR I:     até 12 anos e 11 meses:         04 minutos sem tolerância

( trabalhos preferencialmente na meia ponta)

JUNIOR II :  até 14 anos e 11 meses:          05 minutos com tolerância de 0l minuto

AMADOR I:ate 16 anos e 11 meses :         05 minutos com tolerância de 01 minuto

AMADORII:sem limite de idade :                06  minutos com   tolerância de 0l minuto

– nesta categoria Júri entendera que o grupo é formado por diversos estágios de aprendizado-

AVANÇADO : a partir de 16 anos :             06 minutos com tolerância de 01 minuto.

– Poderá haver a participação de profissionais. Nesta categoria o Júri entenderá que o nível técnico do bailarino é avançado e que ali, na questão de grupos, existem bailarinos já premiados em outros festivais reconhecidos pela organização.

O inscrito nesta categoria, não poderá compor ou constar em qualquer outra abaixo desta-

MELHOR IDADE:tempo máximo 05 minutos sem tolerância

2.1 – Haverá uma tolerância de 20% de elementos com idade superior a categoria inscrita que estes estão concorrendo. Ultrapassado este limite o grupo concorrerá na categoria imediatamente superior

2.2 – Não será feita qualquer objeção quanto à idade mínima, exceto na categoria Avançado.

2.3 – O limite de 20% deverá obedecer ao máximo de duas categorias de idade acima.

2.4 – Em conjuntos, bailarinos inscritos em Avançados não poderão compor outras categorias de conjunto.

03 – Dentro da categoria de Conjuntos, os participantes serão divididos e concorrerão dentre as seguintes modalidades:

  1. a) REPERTÓRIO: a partir do JuniorI

– trechos de balés tradicionais do repertório até o século XX. Nesta modalidade será analisado o potencial do corpo de baile. Orientamos que se evitem trechos que sejam objetivados somente aos solistas, com pouca participação do corpo de baile.

  1. b) CLÁSSICO: a partir do Infantil I
  2. c) NEOCLASSICO: a partir do Infantil II
  3. d) CONTEMPORÂNEO: a partir do Junior I

e)DANÇAS POPULARES: será dividida em: dança do ventre, flamenco, folclore nacional , folclore  internacional: a  partir do Junior I

  1. f) CARÁTER DE REPERTÓRIO: a partir do Junior I
  2. g) DANÇA DE RUA: a partir do Junior I
  3. h) DANÇAS DE SALÃO: a partir do Junior II
  4. i) ESTILO LIVRE: a partir do Infantil I
  5. j) JAZZ: a partir do Infantil II
  6. k) LIVRE MUSICAL: inscrições a partir do Amador I.
  7. l) SAPATEADO: a partir do Infantil II que será dividido entre Americano ou Irlandês.

Obs.: Os trabalhos concorrentes em Repertório, somente eles, terão um adicional do tempo em 01(hum) minuto além daqueles já determinados no artigo dois. Em casode obras definidas consultar a organização sobre o tempo máximo excedido.

04- O festival também receberá em concurso trabalhos divididos em:

  1. INSCRIÇÕES EM VARIAÇOES DE REPERTORIO: dividas em femininas e masculinas:

JUNIOR A: de 11 a 12anos e 11 meses

JUNIOR B: de 13 a 14 anos e 11 meses

JUNIOR C: de 15 a 16 anos e 11 meses

SENIORA: de 17 a 18 anos e 11 meses

SENIORB: a partir de 19 anos

AVANÇADO: a partir de19 anos ( concorrem nesta categoria  bailarinos já premiados neste festival ou naqueles que a Promodança considera de relevância )

*em variações, não há limite de inscrições  por variações em cada categoria, mas o interprete só poderá apresentar um única obra.

  1. INSCRIÇÕES em PAS-DE-DEUX

JUNIOR: interpretes até 16 anos e 11 meses

AMADOR: um dos interpretes acima de 17

ADULTO: a partir de 18 anos

AVANÇADO: a partir de 18 ano

* em Pas de deux serão aceitas ate 03 obras por categoria

C ) inscrições  em  GRAND PAS DE DEUX

JUNIOR: interpretes até 17 anos e 11 meses

AMADOR: um dos interpretes acima de 17 anos

AVANÇADO: interpretes acima de 17 anos

*só será aceita uma obra por escola para cadacategoria prevista

4.1- As obras de repertório serão de livre escolha de devem respeitarem o estilo, figurino e tempo original. Não serão aceitas obras do século XX por motivos de direitos autorais.

4.2 As modalidades PAS DE DEUX  e  GRAND PAS DE DEUX  para  efeito de vagas junto ao FESTIVAL DANÇAR A VIDA  , terão outras  divisões. Ostrabalhos  classificados   serão  remanejados conforme a  categoria predominante.

  1. D) inscrições em SOLOS

1-O tempo máximo permitido será de 2.15 ( dois minutos e quinze segundos) incluindo todas as marcações em musicas.

Objetiva-se uma  “ performance coreográfica “  e  o desempenho do interprete  dentro da movimentação na modalidade  prevista. O desafio  do coreografa é de apresentar   uma base de criação, dentro de um tempo determinado

2- divisão para categoria em Solos será a seguinte:

Infantil A: de 07 a 08 anos e 11 meses

Infantil B: de 09 a 10 anos e 11 meses

JUNIOR A: de 11 a 12 anos e 11 meses

JUNIOR B : de 13 a 14 anos e 11 meses

JUNIOR C: de 15 a 16 anos e 11 meses

SENIOR A: de 17 a 18 anos e 11 meses

SENIIOR B: a partir de 19 anos

AVANÇADO:  a partir de 19 anos

3- Inscrição em SOLOS será aceitos em suas categorias conforme as modalidades abaixo:

Clássico: a partir do infantil A

Neoclássico: a partir do infantil A

Contemporâneo: a partir do Junior B

Jazz: a partir do Junior A

Danças urbanas: a partir do Infantil A

Sapateado:  a partir do Infantil B

Estilo Livre: a partir do Infantil A

Danças Demi caráter: a partir do Junior A

Dança do ventre: a partir do Junior A

 

3.1-não haverá limite de inscrição para  o festival

3.2- o examinador poderá remanejar a obra para as categorias que possam transitar entre o neoclássico e contemporâneo, assim como poderá entender que sua formação destoa de todas estas, encaminhando assim a mesma para: estilo livre.

3.3- para o SOLO CLASSICO entende-se a forma academia da base clássica.

3.4 – será atribuída duas notas para Solos: uma obra coreográfica e outra para desempenho do interprete . A  media das duas e a nota da obra.

 

E- Dentro das coreografias em  DUOS e TRIOS  serão aceitas em concurso as seguintes modalidades abaixo  cujos tempos não podem ultrapassar a 03 minutos sem qualquer tolerância.

Nos DUOS, a formação se dada pela idade do mais  velho.

Nos  TRIOS, dois  precisam estar  dentro da categoria.

 

E.1 – CLÁSSICO

Infantil : ate 08 anos e 11 meses

Junior: até 09 anos e 11 meses

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior: a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.2NEO CLASSICO

Infantil : ate 08 anos e 11 meses

Junior: até 09 anos e 11 meses

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.3 -CONTEMPORÂNEO :  nesta categoria: inclui o moderno

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E-.4  JAZZ :

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.5 – ESTILO LIVRE

Infantil: ate 08 anos e 11 meses

Junior: até 09 anos e 11 meses

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior: a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.6 – SAPATEADO

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.7 – DANÇAS URBANAS

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.8-CARÁTER:   concorrem nesta categoria: flamenco, Dança do ventre, folclores, obras do caráter de repertório e danças étnicas.

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.9-  DANÇAS DE SALÃO:  DUPLAS

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

E.10- REPERTORIO :SOLOS – DUOS e TRIOS :

Juvenil: de 10 a 12 anos e 11 meses ( nesta categoria no se aceita a “coda” para trois)

Amador: de 13 a 16 anos e 11 meses

Sênior : a partir de 17 anos

Avançado: a partir de 17 anos

 

Trois: máximo de 05 minutos sem tolerância.

*consultar as obras aceitas nesta bateria. Será permitido o “Entre e a Coda final”.

 

Capitulo III – Das inscrições

01 – As inscrições serão aceitas até o 31 de agosto  podendo ser dado por encerrado mesmo antes do prazo, caso a  Coordenação entenda que já há um numero demasiadamente alto para os  dias em concurso

 

02 – Poderão se inscrever academias, grupos ou bailarinos independentes, sediados em todo Estado de São Paulo.

03 – Cada trabalho coreográfico exige a sua ficha de inscrição devidamente preenchida e sem rasuras. Não serão aceitas modificações após o acolhimento da inscrição.

04 – O tempo da obra informado em inscrição deve ser exato. O trabalho será cronometrado no ensaio. Se constado irregularidade, o mesmo será eliminado.

05 – Um bailarino (a) poderá transitar em diversas categorias de grupos, desde que a idade permita, exceto na categoria Avançado.

06 – Todo e qualquer inscrito deverá portar o seu CRACHA DE IDENTIFCAÇÃO, que é a PRÓPRIA CARTEIRINHA Promodança, à   ser utilizado em toda área destinada ao concurso. A perda deste crachá implicara no pagamento de ingressos para entrada. Não será emitida a segunda via.

07 – Para  quem  não possui  a CARTEIRINHA devem se cadastrar no site em REGISTRO NACIONAL

08 – Os documentos obrigatórios para emissão de CADASTRO

são os seguintes:

-foto 3×4 recente de todos os inscritos (direção, coreógrafos, assistentes, bailarinos e etc.)

-xérox autenticada de Certidão Nascimento ou RG para interpretes até 17 anos-

-numero do RG para interpretes a partir de 18 anos.

09 – Em conjunto, os grupos poderão apresentar em concurso um trabalho dentro de cada modalidade e categoria.

10 – Um bailarino poderá concorrer por mais de um grupo desde que seja comunicado a Coordenação com antecedência, e que seja de conhecimento de ambas as partesenvolvidas, pois  estes assumem os riscos de uma escala e de ensaios que possa vir a comprometer a execução das obras do bailarino em questão.

 

Capitulo IV- Das marcações de palco e apresentações

01 – O ensaio é um mero reconhecimento do espaço a ser ocupado, com suas divisões e composições. O reconhecimento do espaço será sempre no período da manha e com tempo determinado.

1.1-Para o bom andamento do festival, poderá ser adotado o critério demarcação coletiva para Solos, Duos, Trios, Pas de deux – Grand Pas.

 

02 – O concorrente deverá estar no local de ensaio com antecedência de 30 minutos do horário marcado. Anunciado seu nome pela 3ª vez será dado como desistente não podendo remarcar seu horário. Para as apresentações a antecedência será de 0l (uma) hora do horário marcado para início.

2.1- a programação dos ensaios será feita de maneira que possa atender as necessidades das programações de todo o evento. Os ensaios encerram-se duas horas do inicio das apresentações.

2.2 – não será permitida a apresentação do grupo fora do programa previsto.

03 – Será permitido o uso de adereços leves, que devem entrar e sair de cena com tempo de dois minutos, sob pena de 0,5 ponto por minuto atrasado. A colocação e retirada serão de responsabilidade de um integrante do grupo.

04 – A iluminação poderá ser livremente utilizadadentro do plano determinado. Em variações de repertório a luz será única.

05 – Não será permitida apresentação em nus, mesmo que parcial, uso de animais vivos, água, fogo, gelo-seco, fumaças, velas acesas, qualquer produto sólido ou liquido, que possa sujar e danificar o palco, colocandoem risco ou atingir a plateia e comprometer a segurança do evento, se assim a Coordenação Técnica entender.

06 -Não ficha de inscrição é obrigatório informar se haverá a colocação de material cênico para a execução da obra

07 – O uso dos Camarins será coletivo e deverão ser desocupados quinze minutos após apresentação do grupo, dando lugar ao grupo seguinte.

7.1 – A organização não se responsabiliza por objetos deixados ou perdidos nos camarins.

 

Capitulo V – Do concurso.

 

01 – Os trabalhos serão analisados por uma comissão composta por ate 04 membros que irão atribui UMA ÚNICA NOTA pelo desempenho geral do trabalho, exceto nos casos específicos onde a ficha de inscrição/avaliação, já informada as notas a serem atribuídas.

02 – Para avaliar a MÉDIA GERAL DA OBRA, serão considerados os seguintes itens: técnica, musicalidade, conjunto, interpretação e coreografia / estilo (repertório).

2.1 – a MÉDIA GERAL é obtida através da seguinte operação: soma-se a nota de todos os jurados dividindo-se pelo numero de membros da banca. Serão considerados até dois dígitos após a vírgula, para se evitar empates;

03-A premiação é oferecida pelo RESULTADO DA OBRA,  independentemente do numero de concorrentes na  mesma categoria e modalidade. Assim, serão premiadas as obras em:

 

CERTIFICAÇÃO ACADEMICA: conjuntos ou solistas ( até o trio) :para todas as obras que  atingirem  a media até  6,59 ( seis, cinqüenta e nove)

TROFÉU ou MEDALHA de 3ª COLOCAÇÃO  : conjuntos ou solistas ( ate o trio)  : para todas as obras que atingirem  média de 6,6 ( seis, sessenta) a 7,40 ( sete,quarenta)

TROFÉU ou MEDALHA de 2ª COLOCAÇÃO: conjuntos ou solistas (ate o trios): para todas as obras que atingirem a media  de 7,50 ( sete, cinqüenta ) a 7.99  ( sete, noventa e nove)

TROFÉU ou MEDALHA de 1ª COLOCAÇÃO: conjuntos ou solistas ( ate trios)  para todas as obras que atingirem  media  de 8,00 ( oito) e acima dela.

MEDALHA DE OURO: Solista e  Grupo:  concedido a maior pontuação do Premio

MEDALHA DE PRATA: Solista e Grupo: concedido a segunda maior pontuação do Premio

MEDALHA DE BRONZE: Solista e Grupo: concedido a terceira maior pontuação do Premio.

Capitulo VI – Das premiações oferecidas

01 – Serão conferidos Certificados de Participação para todos os bailarinos ,coreógrafos e  grupos. A emissão dos Certificados  só será feita para os grupos que  solicitarem . A entrega será no Festival. Não será feito envio pelo correio. A solicitação deverá ser feito no ato da inscrição

02- Premio  PROMODANÇA –UBATUBA : troféu para a   maior media do festival no geral

03-Premio   INSTITUTO CULTURAL PROMODANÇA –UBATUBA : maior media  de grupos sediados no entorno da cidade

04 – Serão  conferido PREMIOS EM DINHEIRO  para os melhor trabalhos apresentado na noite, pela média obtida  Havendo empate o premio será divido

05- COREOGRAFO REVELAÇÃO: concorrem novos coreógrafos ainda não premidos no festival. Aqui poderá ser uma indicação do  Júri

06- MELHOR COREOGRAFO: concorrem nesta categoria a maior media obtida no festival independentemente da modalidade e  categoria

07-Serão concedidas  BOLSAS INTEGRAIS ou PARCIAIS  para o SUMMER PROMODANÇA  2019, nas áreas clássicas e  contemporâneas

08- Poderão ser concedidas  VAGAS  para a CIA ESTAVEL PROMODANÇA em um de seus núcleos , clássica ou contemporânea

09-  Vagas para o  SUMMER JUNHO em BARCELONA  DANCE  CENTER –

10-indicação de trabalhos coreográficos para o DANZA MISSIONES 2019, Argentina

11- vagas  para o  FESTIVAL INTERNACIONAL   DANÇAR A VIDA MARILIA  2019

 

14-Prêmio ACADEMIA PROMODANÇA-UBATUBA 2018: concedida ao grupo com maior pontuação em todo festival. Esta pontuação é obtida através da soma dos seguintes itens:

-Para cada 1ª lugar – 300   Para cada 2ª lugar 200 –  Para cada 3º lugar 100 ( aqui cabe apenas uma premiação por escola)

-Para cada  Premio Especial – 300

-Para maior numero de bailarinos inscritos – 300

 

15-* Poderão ser concedidos também os seguintes  prêmios:

– Melhor Figurino

-Especial do Júri ( ate 03)

-Destaque de Coreografia ate dois interpretes  apontados nos CONJUNTOS

-Melhor Bailarina

-Melhor Bailarino

– Revelação do Festival ( masculina ou feminina)

*Para o premio concedido, será conferida uma Medalha na  versão Ouro e Certificado com a premiação descrita

 

Capitulo VIII – Da participação e recolhimento de taxas

01 – A organização poderá dar por encerrado as inscrições a qualquer momento, se assim entender que já existe um número satisfatório que não comprometa o bom andamento das atividades do concurso.

02 – Quando da sua chegada ao festival, o Coordenador ou responsável pelo grupo, deverá dirigir-se a Secretaria do Festival, apresentar o comprovante de pagamento das taxas, para que ele e somente ele retire todo ascredenciais e outros materiais  relativos ao festival.

2.1 – após a conferência e sanadas as dúvidas, ele se torna o responsável por qualquer extravio que possa surgir.

providência.

03 – Os valores das taxa a serem recolhidas através da seguinteidentificação bancaria :

Banco Itaú ag 0047  conta corrente  26761-2 : Mauricio Oliveira Promoções

04 – As fichas de inscriçõese demais  pedidos podem ser assim encaminhados:

por e-mail: promodancaacademias@gmail.com

 

4-1- fotos e documentos para efetivação do Cadastro, deve ser entregue no momento de chegada no teatro, antes dos  ensaios.

Capitulo IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

01- Em caso de greve, calamidade pública, tumulto generalizado ou ainda qualquer fator político social ou da área da saúde, que venha colocar em risco o evento e seus participantes, se assim a coordenação entender, o mesmo será automaticamente transferido de data ou até mesmo cancelado, ficando a coordenação e demais.

Colaboradores isentos de qualquer responsabilidade ou ônus.

02 – Será desligado do festival, o concorrente que configurar tentativa de tumulto ou acusações sem provas concretas que possa colocar em dúvida o caráter do festival.

03 – Toda cobertura fotográfica, áudio e vídeo são de direitos reservados ao INSTITUTO CULUTRALPROMODANÇA, proibido qualquer participante ou público em geral. O INSTITUTOreserva para si o direito de reprodução, exibição e comercialização sem a necessidade de consultas ou autorização dos participantes.

04 – O responsável pelo trabalho inscrito, ao assinar a ficha de inscrição, declara estar cientes de todas as normas deste regulamento, se responsabilizando a transmitir tais informações aos integrantes ou responsáveis sob a sua responsabilidade da inscrição.

05 – O não cumprimento de qualquer um dos artigos deste regulamento elimina automaticamente o concorrente.

06 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral, instância superior deste concurso.

 

******

UBATUBA DANCE  FESTIVAL

Investimentos:

R$ 30,00 : Cadastro obrigatório a todos os inscritos ( não recolher para quem já tem )

Variações de repertorio  R$ 90,00

SOLOS                                       R$  95.00

GRAND PAS DE DEUX     R$ 250,00

CONJUNTOS – DUOS- TRIOS- PAS DE DEUX

Taxa de coreografia ………..R$ 30,00

Taxa por bailarino inscrito     R$ 68,00   para quem dança uma obra

R$ 85,00 para duas obras

R$ 25,00 para cada obra a partir da  terceira

CRACHAS

Carteirinha verde: isento

R$ 40,00   coreógrafos e *assistente

*verifique com a Secretaria o máximo de assistente permitido

INGRESSOS

CADASTRO :

Devera ser feito através do site www.promodanca.com.br  em  REGISTRO NACIONAL PROMODANÇA , para academias ou  bailarinos.