Concebido em março, mas realizado em abril, o festival era dirigido especialmente para crianças e o projeto foi apresentado a ROMMEL & HALPE, que prontamente aprovou e incluiu assim o nome da empresa ao título do evento.
A princípio o prêmio foi idealizado em uma única categoria com participantes de 07 a 15 anos concorrendo somente em conjuntos. Como categoria única provocou alguns contratempos e “injustiças de comparações” causadas pela desigualdade nas idades. A pedido dos diretores, coreógrafos e da mesa julgadora, e comprovando tais ineficiências, a Promodança, a partir do ano seguinte já apresentava o PRÊMIO INFANTIL, agora em duas categorias distintas.
A primeira edição do PRÊMIO ROMMEL & HALPE PARA A DANÇA INFANTIL foi realizada no Teatro Dias Gomes, em São Paulo. O sucesso foi tamanho, que foi necessário realizar uma eliminatória, que teve a duração de uma semana (segunda a domingo) e a final prevista para mais um fim de semana, com datas para 22 e 23 de abril. Na cerimônia de premiação, a abertura fica a cargo da WATT`S Cia de Dança.
Sendo o seu primeiro evento, a PROMODANÇA apresentou algumas características que a diferenciaria das demais produtoras de dança:
- Havia certa teatralidade nas aberturas, com efeitos visuais e música tema, deixando o ambiente mais tranquilo e alegre;
- Mesmo sendo um evento competitivo, ele tinha a característica de uma grande festividade, onde a competição acaba ficando em segundo plano, o que diminuía o clima de rivalidade entre os concorrentes. Plateia e concorrentes eram colocados lado a lado, e principalmente não havia distância entre Jurados e diretores das escolas participantes.
- Para diminuir a frieza de uma “competição” criou-se o prêmio DESTAQUE DE COREOGRAFIA, ou seja, cada trabalho apresentado teria um DESTAQUE PREMIADO, onde a criança recebia um CERTIFICADO e um produto do patrocinador.
- A maneira como os trabalhos eram conduzidos, a transparência entre escolas, produtora e jurados e o cumprimento das normas que regulamentam o festival, foram fatores marcantes e decisivos para o sucesso e sua continuação.
O PRÊMIO ROMMEL & HALPE PARA A DANÇA INFANTIL em seu primeiro ano, foi realizado nas cidades de São Paulo (Teatro Dias Gomes) Batatais (Teatro Municipal) e em Mogi das Cruzes ( Theatro Vasques), na sua fase de concurso, sendo que a entrega de prêmios ocorreu no Auditório Armando de Ré na cidade de Suzano Estes PRÊMIO REGIONAIS tinham uma grande final que foi denominado PRÊMIO MASTER PARA DANÇA INFANTIL, que reuniam os trabalhos vencedores em duas categorias: MASTER OURO (concorre somente o primeiro lugar) e MASTER PRATA (concorrentes que obtiveram entre a segunda a quinta colocação). Aos grupos vencedores era concedida a ESTRELA MASTER. A partir daí, esses grupos iriam assumir uma série de compromissos junto a PROMODANÇA, entre elas, a abertura de Festivais Regionais, na qualidade de grupo vencedor do MASTER INFANTIL. O sucesso e a repercussão do Prêmio Rommel & Halpe infantil foi tão intensa, que surpreendeu a todos nós - organização e patrocinador - onde recebíamos convites de várias partes do Estado de São Paulo e também de fora, para realização de eventos.
Como base dos resultados e aprendizados na realização do PRÊMIO ROMMEL & HALPE PARA A DANÇA INFANTIL, a PROMODANÇA apresenta ainda ano de 1989 mais duas novidades para a dança no Estado de São Paulo: o BABY ENCONTRA A DANÇA... PRIMEIROS PASSOS (dedicado exclusivamente a categoria Baby Class ) e o FESTIVAL ROMMEL & HALPE PARA SOLOS , PAS-DE-DEUX e DUOS, festival este que dá origem ao TÍTULO DE PRIMEIROS BAILARINOS PROMODANÇA , projetando a Promodança para todo o país.