Cia Estável

A Cia Estável Promodança é um importante instituto que atua na formação e aperfeiçoamento de alunos e se volta à linguagem da dança e aos bailarinos das mais diversas modalidades, revelando talentos e potenciais artísticos. Conheça um pouco mais da nossa história.

Histórico

Em 1990, com o início dos Festivais Promodança, se tornou um desejo reunir em um só trabalho todas as revelações deste concurso. Anos depois e com muitos talentos revelados, havia a necessidade de se dar um passo adiante:

Criar um projeto onde bailarinos de diferentes escolas e cidades pudessem compartilhar a experiência de vivenciar a dinâmica de uma companhia profissional, aprimorando seus conhecimentos técnicos e teóricos, contribuindo efetivamente na preparação de sua jornada profissional.

Seis anos depois era lançada a primeira edição do projeto pioneiro “CIA ESTÁVEL PROMODANÇA”, sob a direção artística de JAIR MORAES, grande responsável pela idealização e concretização deste projeto, juntamente com o Diretor Geral da Promodança, Maurício de Oliveira.

A montagem de uma obra do repertório clássico, um balé neoclássico e outro de linhas mais livres, formaram o programa básico proposto pela CIA nos seus primeiros anos.

Não existe no projeto a preocupação de uma denominação “profissional”, mas a de proporcionar uma imersão na dinâmica do que seria uma companhia profissional.

O projeto Cia. Estável acontece anualmente no mês de janeiro, durante 25 dias, e como resultado das atividades é apresentado um espetáculo reunindo diferentes linguagens da dança.

No ano de 2000, através de um convênio da CAPÉZIO, foi criado o NÚCLEO CAPEZIO, ampliando os horizontes da CIA ESTÁVEL.

Com o crescimento do projeto, percebemos que a cada ano aumentava o número de bailarinos advindos do interior do Estado de São Paulo, principalmente da região de Barra Bonita, cidade onde a PROMODANÇA sempre obteve ótimos resultados em seus Festivais, bem como os espetáculos da Cia. nesta cidade. Buscando oferecer mais um pólo de formação em dança e também proporcionar um barateamento nos custos de participação junto ao projeto da CIA, foi criado no ano de 2002 na cidade de Barra Bonita o “CONCURSO SOLOS A CINQ – BARRA BONITA e região, com o objetivo principal de fazer um levantamento das possibilidades e potências da região.

Em 2003, junto ao II Concurso Regional, foram selecionados 25 bailarinos dando início a CIA ESTÁVEL PROMODANÇA núcleo BARRA BONITA, que teve sua estréia em 07 de fevereiro com a peça “DANÇA EM III ATOS”, com direção artística de Camilla Pupa e Eduardo Bonnis, tendo Henrique Talma como coreógrafo convidado.

A CIA ESTÁVEL é um projeto voltado para alunos de academias vinculadas a Promodança, portanto a única maneira de um bailarino (a) vir a integrar o projeto se dá através dos Festivais promovidos pela Promodança e Instituto Uirapuru - Socialização e Arte.

Em 2007, ano que comemoramos dos 10 anos de criação, a CIA ESTÁVEL PROMODANÇA foi premiada na Rede Globo de Televisão no Programa Fausto Silva, dentro do quadro “Pistolão”. A CIA foi apresentada e recomendada pelo cantor Agnaldo Rayol. Também nesta edição a CIA ESTÁVEL se apresenta como seus dois núcleos, São Paulo e Barra Bonita e ainda tivemos a estreia do NÚCLEO JUNIOR

Em 2017, foi criado o NÚCLEO PRÉ – JUNIOR que recebe participantes entre 08 a 11 anos, tendo um processo de trabalho específico de formação, onde foi incluído aulas de NOMENCLATURA , sob a responsabilidade de Erinaldo Conrado. Em 2018, esta aula passou a ser a fazer parte da programação do Núcleo Junior.



Ano de produção



1998

Painel informativo